O marketing da CRIsE foi pra nuvem!
Todos nós estamos sendo impactados pelo momento de crise, com queda nas vendas e a primeira reação de muitas empresas é cortar o investimento e os profissionais de Marketing.
Recentemente estive em um evento com 50 Diretores de Marketing, onde falei sobre o impacto da transformação digital no marketing das empresas.
Curiosamente todas as pessoas com quem conversei e também nos painéis de discussão, existia positividade e diversos casos de investimento contínuo mesmo durante este período difícil.
O marketing dentre suas funções, tem como um de seus pontos mais importantes o fato de permitir o ganho de “mind share”, ou seja, fazer com que a audiência receba mensagens ajustadas a suas necessidades e desta forma acretide que certa empresa ou produto é a melhor opção.
Uma boa campanha de marketing entrega o pitch para dezenas de clientes, da forma que nenhum time de vendas tem alcance para fazê-lo.
Em momentos complexos existem oportunidades para empresas que querem tirar o “S” da CRIsE e podem reinventar suas atividades, utilizando ferramentas providas pela tecnologia. Elas possibilitam uma redução de custos e um ajuste dos investimentos de acordo com a utilização dos sistemas.
Seguem algumas dicas de serviços que podem estar ao alcance de sua empresa, ou a poucos clicks de distância direto na “Nuvem”.
Experiência do cliente: Você pode buscar sistemas de CRM para melhorar seu relacionamento com clientes, concentrar as informações em um ponto central e ainda fazer a gestão de suas campanhas e toda a vida de seus clientes. Sua empresa não precisa eventualmente de dezenas de licensas e você pode começar pequeno e crescer conforme sua necessidade. Em outras palavras, adaptar seu OPEX.
Operações de Marketing: Hoje em dia é possível conseguir grande poder de processamento, gestão de ativos de marketing, hosting flexível e escalável do seu site e ferramentas de dados em tempo real, diretamente de provedores na nuvem. Existem várias empresas capazes de prover este tipo de tecnologias e até realizar projetos integrados e customizados. Já pensou poder saber em tempo real como andam suas vendas em várias lojas diferentes e poder tomar ações imediatas para aumentar suas vendas? Isso é possível.
Marketing multi-canal: Você já pensou na sua estratégia móvel? Mobilidade não significa apenas fazer propaganda no celular de alguém, mas sim como possibilitar que clientes possam interagir com sua marca e produtos através de dispositivos móveis. Para fazer isso é necessário “desenhar” o processo de interação a partir de seus clientes e observar os impactos de infra-estrutura, que terá dentro de casa. Tanto a experiência nos dispositivos móveis como nas outras formas de interação, devem convergir para um único ponto de concentração de informações.
Automação de marketing: Este é um tópico relativamente novo e muitas empresas o tratam como uma “bala de prata”, mas não é bem assim. Para ajudar nos esforços de geração de demanda e “mind share”, existem agora ferramentas que permitem desenhar as interações e informações que determinados grupos de clientes (personas) receberão. Além das ferramentas corretas, também disponíveis na nuvem, é preciso ter uma estratégia clara e bem definida de conteúdo. A automação é totalmente dependente de técnicas avançadas de construção de conteúdo e entendimento da chamada “jornada de compra do cliente”. Não se engane!
Não importa se você é um profissional de B2B ou B2C, pois essas ferramentas compõem a nova linguagem do marketing impactado pela transformação digital e é fundamental que você comece a entendê-las cada vez mais em detalhe. As possibilidades são muitas.
O segredo está em buscar provedores que entendam sua cadeia de valor e possam lhe ajudar a utilizar a tecnologia, para ajudar sua empresa a capturar mais oportunidades de negócios.
Curta e compartilhe este artigo e você pode ler mais nestes outros sugeridos abaixo.
Category: Blog, Estratégia, Marketing, Notícias
Comments (1)
Trackback URL | Comments RSS Feed
Sites That Link to this Post